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METODOLOGIA BAV

METODOLOGIA BAV

4 – BAV & PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

4.1 Facilidade de elaboração e compreensão do Planejamento Estratégico com apoio e em interação com o Planejamento Orçamentário ou Tático-Operacional

O planejamento estratégico é indispensável para definir os meios (táticos) para atingir os fins (estratégicos) de toda a atividade e organização. As empresas sabem onde e como estão e aonde querem chegar, quando e como ?

Os objetivos estratégicos, de médio e longo prazos, variam de empreendimento para empreendimento, mas sem duvida estão construídos sempre em cima da análise e melhoria da saúde organizacional e do desenvolvimento de seus recursos humanos, mercadológicos e tecnológicos.

O desenvolvimento organizacional na conjuntura globalizada e competitiva, em economia recessiva, exige na “disputa e guerra competitiva” cada vez mais criatividade, inteligência, agilidade, integração e interacão de todos os colaboradores, da direção ate à base operacional.


Para que todos “ puxem a mesma corda, na mesma direção, ao mesmo tempo, com a mesma intensidade e com o mesmo impulso” é preciso que todos enxerguem e compreendam a estratégia e seu progresso de forma igual e que todos falem a mesma linguagem, dentro e fora de sua empresa.

É o planejamento estratégico que vai fortalecer a integração e a interatividade entre os gestores, com provocação de sua criatividade e da inovação, cuja implementação fará o diferencial competitivo para o crescimento empresarial.

Um processo normalmente complexo e demorado de elaboração do Planejamento Estratégico, torna-se fácil e ágil com o BAV, por que tem :

  • Uma plataforma eletrônica, em interface com sistemas corporativos (ERP’s e/ou BI’s), com arquitetura já pronta, modelada e ajustável, comparando os desempenhos presentes x futuros (planejados) ou presentes x passados;

  • em tela holística, com indicadores de “causa” operacional e organizacional (ajustáveis” ) e de “efeito “ financeiro;

  • enfatizados por “semáforos “, identificadores de oportunidades, problemas e riscos, em uma tela única de raciocínio e memorização;

  • sintetizando, - como ponto de partida para o planejamento estratégico -, o diagnóstico atual e global, na interação de perspectivas focadas no cliente, na competitividade, na produtividade e qualidade, na gestão financeira, na rentabilidade, na sustentabilidade e no desenvolvimento organizacional;

  • com simulação de cenários alternativos e com cálculos de custo e de benefício para o alcance dos objetivos estratégicos planejados em interação com metas e ações táticas viáveis;

  • cruzando medições monetárias (rentabilidade e geração de caixa) das Ciências Contábeis, com medições físicas (produtividade e qualidade), da Matemática, da Estatística, da Engenharia, do Marketing, de Recursos Humanos e outras;

  • e recalculando e apresentando, em segundos, a cada simulação, - com cenários e soluções alternativas- , um novo Balanço Patrimonial e DRE- Demonstrativo de Resultados, futuro, de longo, médio ou curto prazos;

  • com rápida revisão de ações e metas, diante de mudanças conjunturais externas (economia e de mercado) e internas (operacionais e organizacionais), bem como de fácil acompanhamento do progresso das ações, através de flechas, identificando, por suas cores, os responsáveis pela sua execução e pelo posicionamento, o estágio da evolução das ações, em confronto com a variação nos símbolos do diagnóstico operacional e organizacional;

  • sendo que o PAINEL ESTRATÉGICO ® identifica com o apoio de “semáforos” e corrige com cálculos interativos, as margens de contribuição, faturamento e o giro dos estoques, por curvas ABC, com centenas ou milhares de produtos;

  • e induz, na gestão estratégica e tática global, à correção e melhoria contínua, com cálculos instantâneos e automatizados de ganhos ou perdas a cada simulação ou transação, por metodologia indutiva, (de baixo para cima) e dedutiva (de cima para baixo);

  • com impressão e distribuição imediata do PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIAS, do Balanço de Ativo e Passivo, do DRE-Demonstrativo de Resultados, do Perfil de Competitividade e dos indicadores econômicos, financeiros, industriais, comerciais e intangíveis.

Com apoio de um espelho analítico global, - com indicadores de causa e de efeito parametrizados, com cálculos automatizados de custos e de benefícios, com objetivos estratégicos e com iniciativas e projetos definidos e mensurados em Plano de Melhorias, inteligente e viável, de fácil revisão e de monitoramento na sua execução.

4.2.1 Os objetivos estratégicos são definidos na periferia do Painel, focados na satisfação do cliente, à esquerda, na produtividade e qualidade dos processos internos, à direita, na gestão financeira, em cima e na competitividade, em baixo, e....

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...no centro do Painel, em um retângulo amarelo, com indicadores econômico-financeiros, que alteram a cada entrada e cálculo de dados operacionais...

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...monitorados por PLANOS ESTRATÉGICOS DE MELHORIA, com ideias corretivas e ações inovadoras, explorando novas oportunidades e potencialidades, com descrição do que e como melhorar os atuais desempenhos, por quanto, quando inicia e conclui, quem coordena, e com o indispensável acompanhamento, de quando e como foi realizado, que é monitorado no PAINEL Estratégico com flechas coloridas.

Veja ilustração do PLANO ESTRATÉGICO DE MELHORIAS, no capitulo 6 e da legenda no capitulo 3 em interação com ações e metas táticas operacionais, de eficiência no lado direito (qualidade) e de eficácia no lado esquerdo (quantidade) analisando-se distintamente o desempenho de produtos e de serviços, com as margens de lucro, à direita e os valores faturados, à esquerda...

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...em interação com alavancadores financeiros, à esquerda e industriais e comerciais, à direita....

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